Quer aprender como fazer um falsete vocal e não tem idéia por onde começar? Não se preocupe que no post de hoje, te vamos ensinar um passo a passo para um falsete perfeito! Quer saber mais? Então confira tudo a seguir.

fazer-falsete

Para começar, você sabe o que é um falsete?

Falsete nada mais é que um som que emitimos através da voz, no entanto, não é qualquer som que é considerado um falsete.

Um falsete real é quando o som emitido está caracterizado dentro de um dos três registros existentes:

  • Basal
  • Modal
  • Elevado

Quando um falsete é realizado, ele emite uma nota mais aguda da tessitura, ou seja, para alguns o falsete é a voz falsa feminina.

Essa idéia de falsa voz feminina se originou na idade media, quando as mulheres não podiam participar de eventos como esse, e por isso, para cobrir a falta de uma voz feminina os homens começaram a contar com uma voz falsa de mulher, caracterizado como falsete hoje em dia.

Agora que você sabe o que é um falsete, vamos aprender?

Em poucos passos fazer é falsete é possível, quer saber mais? Veja tudo a seguir.

1º Passo para fazer um falsete vocal: Deixe os músculos do pescoço totalmente relaxados, assim como sua boca e rosto. Lembre-se que se seus músculos não estiverem relaxados, fazer um falsete pode ser um processo mais demorado.

2º Passo para fazer um falsete vocal: Com a coluna bem reta, fique de pé, contraia os músculos de seu abdômen, respire fundo e comece a cantar. Apóie o tom com ajuda de seus músculos abdominais superiores. Tenha fôlego para continuar a canção.

3º Passo para fazer um falsete vocal: Com o queixo dobrado, solte a mandíbula enquanto você canta. Isso ajuda a manter a vibração correta do falsete.

4º Passo para fazer um falsete vocal: Use o céu de sua boca bem aberto igual quando vai bocejar para realizar o falsete.

5º Passo para fazer um falsete vocal: E por ultimo, porém não menos importante, sempre que poder escute musicas onde expressão o canto falsete. Lembre-se que esse tipo de voz, é marcado pelo poder de um homem conseguir alcançar tons agudos da voz feminina. Enquanto a musica toca, acompanhe também com sua voz.

Dicas extras para realizar um bom falsete vocal

  • Lembre-se que é essencial ter uma boa técnica de respiração para contar bem e poder realizar um falsete vocal, por isso, aprenda como respirar pelo abrumem, desse modo, o diafragma te permitirá alongar suas notas vocais com mais facilidade.
  • Para identificar qual você está usando no momento é muito simples, basta segurar uma nota com a voz e sentir em qual parte do seu corpo vibra mais.
  • Mas não se esqueça! Para realizar bons sons e realizar alguma dessas técnicas é essencial que você esteja em um lugar cômodo e em uma posição cômoda.
  • Nunca force sua voz para a realização de alguma nota, ou timbre que você não se sente confortável.

Viu como um pouco de prática, dedicação e comprometimento, sua voz falsete será fácil de realizar?

Se você tem a oportunidade de ir a aulas de canto, não perca a oportunidade de aprender todas essas técnicas de um professor qualidade que te ajudará a seguir em frente com mais técnicas e ensinamentos que te servirá para o resto da vida.

Boa sorte e bom canto!