Você sabia que todos nós possuímos um tipo de voz? Isso mesmo. A voz está classificada por alguns aspectos e agrupada em denominações. Por isso, é essencial descobrir o tipo de voz que você tem para não forçá-la a realizar tons que ela está impossibilitada de fazer, isso mesmo! Existem inúmeras musicas onde forçamos nossa voz para chegar a um determinado timbre e isso pode ser prejudicial.

tipos-de-vozes

Quer saber mais? Então confira a seguir os tipos de vozes e descubra qual é a sua!

Antes de começar, é de suma importância conhecer alguns elementos que dão tal classificação a voz, são eles:

  • Extensão vocal
  • Tessitura

Extensão vocal

A extensão vocal nada mais é que as notas que conseguimos emitir com nossa boca, independente do grau da qualidade da mesma, Isso inclui ruídos e barulhos incômodos também.

Tessitura

A Tessitura nada mais é o conjunto de notas realmente de qualidade que uma pessoa consegue emitir.

Essas duas classificações são independentes do timbre da voz, ou seja, independente se a sua voz é Grave ou aguda e etc.

O que é o timbre da voz?

O timbre da voz nada mais é que uma característica sonora que distingue o som que emite uma pessoa. Essa frequência é medida em sua altura e ondas sonoras.

Muitas outras estruturas podem interferir nas características da voz, uma delas é a respiração e outras referente a estrutura anatômica do corpo.

Vários estudos afirmam que o timbre também é algo genético, ou seja, que alguns membros da mesma família podem ter o mesmo timbre de voz.

Na sua família, você já parou para pensar que os timbres de voz são parecidos?

Bem até aqui tudo bem, agora vamos detalhar os tipos de vozes que existem e estão classificadas, confira:

Para os homens os tipos de vozes existentes das graves para as agudas são:

  • Baixo: essa é o tipo de voz mais grave masculina. É caracterizada por ser uma voz grossa. Em notas musicais esse tipo de voz vai do Dó ao Fá.
  • Barítono: Essa é a típica voz masculina média, ou seja, que ela nem muito grave e nem muito aguda, e sim intermediaria. Em notas musicais esse tipo de voz vai do Sol ao Lá.
  • Tenor: Por ultimo está a voz Tenor. Conhecida por ter um timbre mais agudo. Em notas musicais esse tipo de voz vai do Dó ao Ré. 

Para as mulheres os tipos de vozes existentes das graves para as agudas são:

  • Contralto: Essa é o tipo de voz mais grave feminina. É caracterizada por ser uma voz grossa. Em notas musicais esse tipo de voz vai do Mi ao Lá.
  • Mezzo-soprano: Essa é a típica voz semi-grave/aguda. Em notas musicais esse tipo de voz vai do Lá ao Si.
  • Soprano: Por ultimo está a voz soprano. Conhecida por ter um timbre mais agudo. Em notas musicais esse tipo de voz vai do Dó ao Fá.

Essas são os principais tipos de vozes tanto masculinas como femininas existentes e classificadas.

Não é muito difícil identificar qual é seu tipo de voz e isso é extremamente importante saber principalmente se você quer ingressar a algum curso de canto.